Quem escreve
Olha quem chegou!
Alexandre Meiken
Sorocabano, tem o sangue 50% português, 25% espanhol e 25% japonês, é capricorniano e muito metódico. Gosta de tudo o que remete a lembranças, de ficar na dele e de discos de vinil. Adora desafios e tem garra para terminar tudo o que se propõe a fazer. Detesta falta de compromisso, invasão de privacidade e dramalhão. Tem humor sarcástico, irônico e ácido, mas no fundo é um amorzinho. Topou participar do Lilis para estimular a escrita, descobrir coisas novas e mostrar sua versatilidade textual que pode ir de uma nota factual a uma boa história com pegada literária. (Leia mais aqui!)


Isabel Rosado
Almeja grandes feitos. Possui uma lista de deveres a cumprir durante a vida. Ajudar aos outros e aos animais são coisas essenciais. Sem muitas decisões por enquanto. Criando sonhos e tentando idealizar as ideias mais loucas. Isabel Alves Rosado, futura jornalista, com alma de viajante. (Leia mais aqui!)
Isabela Dantas
Estudante de jornalismo, apaixonada por cachorros, livros, sorrisos e boas conversas. Carrego comigo a curiosidade de conhecer o diferente e não me habituar com aquilo que a gente chama de normal. Comigo não tem tempo ruim, para tudo existe solução e cada dia é um novo recomeço. Estranho é não me ver sorrindo. (Leia mais aqui!)


Maria Clarke
Sou uma mulher apaixonada pela vida. Tenho 49 anos e posso dizer que minha jornada até aqui não foi fácil, mas fui recompensada. Há 18 anos sou casada com um cara maravilhoso, Rogério, e juntos temos o Douglas, de 14 anos. Além da minha família, outro presente que Deus me deu foi meus alunos, por isso sou pedagoga há 14 anos. Porém, tenho uma vida dedicada aos estudos, nunca me deixei abater, e motivada a ajudar os outros, sou graduanda em Jornalismo (pela Uniso) e jornalista voluntária nas páginas Sorocaba Plural - Jornalismo Cidadão e a da Igreja Quadrangular São Camilo Sorocaba, ambas no Facebook. Ah, antes de tudo, sou grata e feliz. (Leia mais aqui!)
Nicole Bonentti
Bagunça em forma de gente e ansiedade de olhos castanhos. Adora falar sobre política e aprender com diálogos cotidianos. Sorri para estranhos e fala sem parar, timidez nunca foi uma característica. Paladar infantil e gosto musical duvidoso. Tudo que pinta no caminho vira crônica e reflexão. As certezas ela deixa pra lá. (Leia mais aqui!)


Vinícius Figueiredo
O estudante de Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso) é um ser criativo, ousado, original e sociável. Alguém que percebe o mundo emocional por meio de um olhar detalhista e sensível, que por vezes pode aparentar ser frio e introspectivo, mas na maior parte do tempo é um amigo fiel. Ama séries, livros, filmes, vive intensamente cada momento e por isso acredita que a mais profunda forma de desespero é escolher ser outro que não a si mesmo. (Leia mais aqui)

Antonia Ribeiro (Nenna)
Pedagoga, mãe de três filhos - Alysson, Daniele e Arielly -, e tem um coelho chamado Rubi. Trabalha num projeto social para crianças e adolescentes como coordenadora pedagógica, é romântica e sonhadora. Acredita que o mundo será melhor se as crianças forem realmente cuidadas. (Leia mais aqui!)
Bruna Camargo
Leitora voraz e pilateira insaciável, brinca que tem três empregos aos 22 anos – jornalista, pesquisadora e professora. Sonha em viver viajando e contando histórias por meio da escrita. Prestes a se formar, aprofunda os estudos em Jornalismo Literário e feminismo. (Leia mais aqui!)


Cleide Aguiar
Casada com Sérgio e mãe de Dalila Tais e Danilo Tauê, seus amores, é também membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba (CMDMS), além de representante do grupo da Melhor Idade. Atua como Promotora Legal Popular (PLP) e é ativista na proteção dos animais. Adora dias nublados, sem chuva, viajar e boa música. (Leia mais aqui!)

Bruna Cardozo
Tem 25 anos, é formada em Serviço Social, namora e é independente. É cheia de inquietações, está em constante transformação e construção. Feminista assumida, vê no amor ao próximo sua fonte de energia para lutar pela igualdade social. Apaixonada por aventuras, viagens e tudo que lhe tire da rotina. Gosta de organização e planejamento. É sonhadora e tem nos amigos sua melhor companhia. (Leia mais aqui!)
Amanda Kafejo
Estudante de psicologia e interessada por tudo que tenha relação com o comportamento humano, desde astrologia até testes psicométricos. Submete sua adorável filha, Mariáh, e sua namorada, Amanda, às suas descobertas teóricas. É feminista declarada, apaixonada por política, gatos, vinho barato, trabalho, comida e escrever sobre todos os itens acima. (Leia mais aqui!)

Cristiane Carmo
Tem 42 anos e é casada com um cara incrível, seu maior apoiador de sonhos. É artesã e contadora de histórias no grupo Semeando e Encantando. Também é tradutora voluntária da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade surda, sua paixão. Ama a família, sua vida. Sonhadora, adora ler e escrever e acredita em um mundo melhor. (Leia mais aqui!)


Eduardo Lira
Eduardo Reis Lira é sergipano criado e crescido em Sorocaba (SP), estudante de Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (Uniso) e amante de livros, séries, sagas e poesias. Taurino, faminto por doces e pelos momentos capturados em fotografias, tenta transcrever os sentimentos em suas linhas. Atualmente é estagiário na Assessoria de Comunicação (AsseComs – Uniso). (Leia mais aqui!)

Giulia Vasovino
Redatora por profissão e escritora nos tempos livres, encontrou nas palavras a melhor forma de expressão. Aos 21 anos gosta de literatura, música, cinema e uma boa conversa. Observadora por natureza, guarda os pequenos detalhes para si e sonha em um dia trabalhar nas grandes editoras ou, quem sabe, se aventurar fora do país. Ah, e claro, ter uma biblioteca igual à da Fera! Como gosta tanto de dizer, seu coração e sua alma são livres, assim como as linhas que escreve! (Leia mais aqui!)
Fabíola Jardim
Aos 29 anos é bióloga e pedagoga, professora na rede pública de ensino e pós-graduanda de Gestão Escolar, pois acredita que só a Educação construirá uma sociedade mais humana. Feminista, intensa nas intenções e apaixonada pela vida, gosta de cozinhar e estar ao lado das pessoas que ama. Por isso adora passar horas filosofando com o namorado. Tem três gatinhas lindas, a Catu, a Batminha e a Nina, suas paixões. Coleciona muitas histórias e lembranças. Mas vive abraçada com a esperança. (Leia mais aqui!)


Eliane Teixeira
Tem 42 anos, é casada e tem uma filha. Tem na família seu maior bem, onde se sente amada e segura. Mas também é apaixonada pela profissão. É assistente social, especialista em Políticas Sociais e Processos de Gestão, com 13 anos de experiência. Atua numa equipe multidisciplinar no Serviço de Atenção Domiciliar – Melhor em Casa, do governo federal, que oferece assistência domiciliar à saúde aos pacientes restritos ao leito. Sensível e alegre, é dona de riso fácil e olhar amoroso. Adora borboletas, pois lhe trazem sensação de liberdade, e flores coloridas, que lhes lembram da beleza do mundo. É uma pessoa grata pela vida. (Leia mais aqui!)

Ivanira Matias
Ou, simplesmente, Nira, tem 39 anos, casada há 16 com um cara mais que especial, é mãe da encantadora Luanda e tem uma cachorrinha chamada Amora. Estudante de fisioterapia, pretende especializar-se em geriatria. Caseira, adora um bom filme na companhia da família. Gosta de desafios e de uma boa prosa. (Leia mais aqui!)
Helen Souza
Assistente social, especialista em políticas públicas no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), servidora pública, atua na área há oito anos. Atualmente, desenvolve o trabalho com famílias e é profissional de referência do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, sua mais nova paixão. Sonhadora, combativa, não deixa de se incomodar com as injustiças e desigualdades sociais. Tem 33 anos, solteira e apaixonada. Uma mulher guerreira e que continua em construção. Gosta da natureza e de viajar. A família sempre foi a companhia mais especial de sua vida. (Leia mais aqui!)


Laura de Aro
Essa dor que paira sobre amar os livros vem de muito tempo. Desde pequena lembro dos livros que lia. Lia-os e depois, eu e a minha amiga conversávamos sobre o que gostávamos e não. Sabe, caro leitor, troca de figurinhas? Depois de tardar, como um desabafo da existência, a escrita foi crescendo junto com a leitura. Cada vez mais eu lia e escrevia. A dor dos livros passou, quem sabe quase que um desinteresse vagabundo. A dor da escrita se criou. Entendo que escrever é criar e, por meio desta arte, poder expressar o que paira no ar. Se em dias de angústia foi desabafo, hoje não posso dizer o mesmo. Meu nome é Laura, tenho 22 anos. Esse ano me formo! Quase ia me esquecendo, sou estudante de Psicologia, prazer. (Leia mais aqui!)

Maíra Alves
Belenense de nascença e sorocabana de coração, Maíra carrega a poesia no nome. Transforma coisas boas em palavras, coisas ruins em versos e escreve o que a fala não é capaz de expressar. Com 20 anos, é estudante de Psicologia e tem como motivação para seus textos as alegrias e desafios da vida. (Leia mais aqui!)
Luiz Rodrigues
Luiz Carlos Rodrigues, conhecido como Luizinho Rodrigues, é mestrando em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (Uniso), além de radialista, locutor, produtor de áudio, operador de gravações. Trabalha na área de radiodifusão desde 1985 e como diretor artístico de rádio desde 2006. Atualmente pesquisa o desafio de cururu em Sorocaba (SP). (Leia mais aqui!)


Lilian Prado
Também conhecida por Lilian Carla, tem 38 anos, é casada e mãe de um garoto muito especial, deficiente auditivo. E motivada pelo filho, é estudante da Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de colaboradora da comunicação junto da comunidade surda. Gosta de viajar com a família, admira a natureza e uma boa música. Alegre, solidária e responsável, sonha com um mundo melhor, pacífico e acessível. (Leia mais aqui!)

Maria Teresa Ferreira
Educadora social por vocação, empreendedora da área alimentícia por paixão, além de mãe do Davi, por amor. Sou o resultado das minhas escolhas. Me constituo de todas as lágrimas que pude chorar e de todas as dores que senti. Mas sou toda a alegria que pude experimentar. Me chamo Maria Teresa, mas posso ser Maria, Teresa, Maitê, The, Tequinha e tantas outras variações que a língua portuguesa permita (ou não). Contudo, aprendi a não me perder nelas, porque elas refletem o que os outros vêem e meu coração é livre de julgamento. A vida é um eterno aprendizado e eu uma eterna aprendiz. (Leia mais aqui!)
Natalia Gómez Targa
É uma escritora que nasceu gostando das palavras e exerceu essa paixão de diferentes formas. Foi jornalista de economia por 14 anos, se especializou em jornalismo literário, teve vários blogues e hoje produz conteúdo para produtos digitais. Livre de rótulos, escreve aqui por puro prazer de escrever e pela alegria de deixar brilhar, pelas palavras, a sua luz interior. Paulistana, tem 34 anos e vive em Maringá (PR) com a sua família desde 2015. (Leia mais aqui!)


Néia Mira
Mulher guerreira de origem simples e família grande, aprendeu cedo a lutar pela vida e a mediar conflitos. Além de esposa, mãe, amiga e apaixonada por crianças, é também militante feminista e pacificadora educacional. Além de estudante quartanista de pedagogia, é coordenadora do curso de capacitação de Promotoras Legais Populares (PLPs) do Instituto Plena Cidadania (Plenu) e tem como foco a educação emancipadora como forma de combate à violência contra as mulheres. (Leia mais aqui!)
Miriã Almeida
Dona do mundinho azul, lutando todos os dias com seus próprios leões. Ela é da paz e pela paz. Futura jornalista e, quem sabe, administradora também. Corajosa por acreditar no amor e medrosa para filmes de terror. Coragens absurdas, medos ingênuos. Não há nada que a impeça de acreditar, a não ser ela mesma, mas pode ter fé, um dia ela chega lá. Lá? Aonde? Aonde ela quiser chegar. (Leia mais aqui!)


Marilda Corrêa
Também conhecida como Dildinha, é filha de dona Carmem e de seu Pedro, além de mãe de João Pedro. É geógrafa, pedagoga e pós-graduada em Turismo Ambiental. Trabalhou 28 anos com ensino público fundamental. Ativista, participa de movimentos sociais populares e atua na sociedade civil organizada por meio de conselhos municipais. Acredita na participação ativa do cidadão para melhorias e mudanças da comunidade. (Leia mais aqui!)
Marie Chervenkov
Mãe de três filhos, avó de cinco netos, aposentada, mas ativa como profissional liberal. Neta de russo e búlgaro, rígida em suas escolhas e observadora de todos os momentos, tornando-os experiência e aprendizado. Tem 62 anos, é solteira, ama a natureza, música, poesia e a arte como um todo. Sincera, amiga e fraterna, gosta da magia, do encanto e dos detalhes da vida. (Leia mais aqui!)


Neoli Xavier
Mulher, casada e mãe de duas filhas, as pessoas mais importantes de sua vida. Seu nome é Erneoli, uma homenagem às avós. Ernestina, avó paterna, e Olívia, materna. É administradora especialista em Recursos Humanos, com experiência profissional de mais de vinte anos. Depois da maternidade, o amor incondicional pela família levou-a ser mãe em período integral. Curiosa e sensível, adora pessoas e histórias. Aqui, pretende escrever sobre o que vive e sente.
Neusa Albuquerque
Costureira apaixonada pelo ofício e pela vida, é mãe de Paulo e Maíra, além de avó de Júlia e dos gêmeos Akiles e Benício - as crianças são sua fonte de energia. Envolvida com os movimentos sindicais e sociais há oito anos, passa o tempo livre divido entre as visitas à mãe Maria, no sítio em Tapiraí (SP), e o recém-descoberto prazer de escrever. É criadora do grupo Contação de Histórias, resultado de boas conversas (algumas acompanhadas de cerveja) e inúmeras viagens feitas "sem lenço, nem documento". O que mais gosta é sentir a liberdade da brisa beijando o rosto e as coisas fluindo alegremente ao seu redor. (Leia mais aqui!)


Wanderlúcia Garcia
Mãe, esposa, filha, amiga, pessoa feliz e amorosa, que adora estar em família e amigos. Para combater a injustiça escolheu o Direito como formação. Pisciana sonhadora, ama a natureza e tudo que Deus criou. Tem o papel e a caneta como amigos, pelos quais pode desabafar e criar. (Leia mais aqui!)
Tom Rocha
É jornalista há 10 anos e faz reportagens sobre todos os assuntos. Trabalhou em jornais impressos, assessorias de imprensa e televisão. Cobriu desde reclamações de buracos e mato na calçada, homicídios e prisões de quadrilhas criminosa à festivais internacionais de música e a Copa do Mundo do Brasil de 2014. Música, cinema e livros são seus maiores interesses. (Leia mais aqui!)

Vera Lúcia Soares
Curiosa por natureza, adoro reunir os amigos. Mas gosto muito de viajar também, além de dançar, ouvir música e apreciar as artes. A leitura sempre me acompanhou e o medo de me expressar também, estar aqui é um desafio. Mas como sou comunicativa e gosto de estar conectada com o mundo, acho que a aventura será inesquecível. Espero que para você, leitor, também! (Leia mais aqui!)


Tatiane Patron
Jornalista, aventureira e gosta de boas histórias, seja para ouvir ou contar sua própria. Trabalhou em jornais impressos de Sorocaba (SP) e São Paulo (SP), também tem experiência em rádio e televisão, e teve sua própria de agência de comunicação. Atualmente, com 30 anos – desbravando a fase balzaquiana -, está em busca dos seus sonhos em Orlando, nos Estados Unidos, e é de onde contará suas aventuras. (Leia mais aqui!)
Raquel Teixeira
Tem 16 anos de histórias, lembranças, sentimentos e sonhos. Estudante, ela é o símbolo da metamorfose e representa a geração dos que acreditam na palavra. Por meio da lírica, constrói um novo trilho para um futuro melhor. Desenvolvendo a escrita pela paz, amor e humanização, ela arrisca, observa e compartilha sentimentos e histórias reais para cumprir esse propósito e alcançar a própria plenitude. (Leia mais aqui!)


Pâmela Ramos
Sou um conjunto de histórias e sonhos que tem sua essência na música e na vontade insaciável de registros em textos e imagens. Aspirante à fotógrafa, estudante de Jornalismo, aos 19 anos busca eternizar em palavras o que é invisível ao olhar e à fotografia o que, muitas vezes, não se enxerga. Realiza pesquisa em Fotografia Poética e participa de ações sociais de voluntariado. (Leia mais aqui!)