AS TRILHAS da vida de Michael Giacchino
- Lilis | Linhas Livres
- 24 de mar. de 2018
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2018
Por Tom Rocha
Fotos (na ordem) Pixar, Wikipedia, Independent
Vídeos Walt Disney Entertainment e Pixar

Quando falamos de trilhas sonoras em filmes e seriados, imediatamente alguns nomes vêm à mente. Não há, por exemplo, como pensar em Star Wars, Tubarão ou Indiana Jones sem, ao menos, se lembrar de John Williams, ou não vincular os filmes de Sergio Leone a Ennio Morricone. Um dos aspectos que mais chama a atenção do músico nas composições de trilhas é a versatilidade para trabalhar em qualquer estilo.

Michael Giacchino já demonstrara saber lidar com diferentes gêneros, compondo melodias que se diferenciam entre si, se encaixando perfeitamente com a atmosfera da obra à qual se relaciona, em inúmeros filmes e seriados. Seu talento lhe rendeu um Oscar de Melhor Trilha Sonora em 2010, pelo filme Up - Altas Aventuras, a emocionante animação infantil da Pixar. Um de seus trabalhos mais expressivos foi no seriado arrasa-quarteirão Lost, uma das melhores séries que a TV americana já produziu - pelo menos até as duas primeiras temporadas. A perfeição em narrativa de seriado televisivo foi alcançada por Sopranos e Breaking Bad, mas Lost prometia isso tudo e quase que entregou. Veja abaixo:
A maior parte das músicas do seriado é instrumental, chamadas incidentais. São as músicas que ouvimos ao fundo dos diálogos nas cenas, que são basicamente as músicas de fundo. Em suas palavras nas seções de extras da primeira temporada:
“Eu queria estabelecer um som muito diferente para essa série. (...) Sabíamos que queríamos uma seção de cordas. As cordas são muito versáteis em fazer as pessoas sentirem realmente. Podem soar suaves e bonitas ou horripilantes e assustadoras. Depois pensamos ‘Que tal se tivéssemos uma percussão bizarra?’ (...) Então o que fizemos foi pegar partes do avião. Usamos essas peças na cabine de percussão. Todo o tipo de coisa estranha e diferente”.
Cada faixa orquestrada incorpora vários temas recorrentes para eventos e personagens. A interpretação fica por conta Hollywood Studio Symphony Orchestra. A música de abertura foi composta pelo próprio J.J. Abrams, um dos criadores de Lost.
Um estadunidense Italiano
Michael Giacchino nasceu em Nova Jersey, mas tem ascendência italiana. Ele tem 50 anos e já fez diversas trilha sonoras para séries, filmes e jogos de videogame. Alguns de seus trabalhos mais notáveis incluem as séries Alias e Fringe (todas de J.J. Abrams); jogos como Medal of Honor e Call of Duty, e filmes como Missão Impossível 3; Os Incríveis; Ratatouille; Star Trek; Up; Super 8. Recebeu vários prêmios, incluindo um Emmy Award, três Grammy Awards, um BAFTA, um Globo de Ouro e um Oscar - esse por Up - Altas Aventuras. Veja abaixo:
Desde então se tornou um dos queridinhos da indústria. Em 2015 e 2016 compôs trilhas para longas do calibre de: Doutor Estranho, Zootopia, Star Trek Beyond, Jurassic World, Divertida Mente e O Destino de Júpiter.
Outro grande momento em sua carreira foi participar do primeiro spin-off da história de Star Wars, o filme Rogue One (2016). Teve a responsabilidade de substituir John Williams, majestade das trilhas de Hollywood. Sua criatividade foi usar os temas inesquecíveis como "samples" musicais nas novas composições, mantendo a atmosfera, mas claramente com uma nova superfície.

A música "Hope" é sua maior contribuição para a saga espacial, trilha para a derradeira sequência de Darth Vader no longa, onde o Lorde Sith mostra toda a sua força (e Força) contra os rebeldes, de uma maneira nunca antes vista. Impactante até dizer chega, é um dos melhores momentos do cinema atual, uma sinfonia estarrecedora de coral e orquestra que nos deixa sem ar, grudados na cadeira.
O músico teve apenas um mês para trabalhar nas composições. Aos 10 anos de idade, Michael passava horas inventando fundos sonoros para animações stop motion. Durante a escola, um professor recomendou que ele ingressasse na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque. Lá se envolveu com produção cinematográfica e história do cinema. Durante a conclusão do curso, um de seus instrutores disse que havia uma vaga de estágio na Universal Pictures.
Único interessado na vaga, trabalhou por seis meses. Amigo e colaborador de J.J. Abrams, Giacchino começou a sua parceria desde 2001 e seu primeiro trabalho foi a série de televisão Alias, produzida entre 2001 e 2006. Seu trabalho mais recente está sendo a composição da trilha sonora do filme "Os Incríveis 2", previsto para estrear nos cinemas em junho deste 2018. Veja o trailer:
_
Confira também, pelo mesmo autor:
***

Tom Rocha
É jornalista há 10 anos e faz reportagens sobre todos os assuntos. Trabalhou em jornais impressos, assessorias de imprensa e televisão. Cobriu desde reclamações de buracos e mato na calçada, homicídios e prisões de quadrilhas criminosa à festivais internacionais de música e a Copa do Mundo do Brasil de 2014. Música, cinema e livros são seus maiores interesses. (Leia mais aqui!) Foto Arquivo Pessoal
Tom também escreveu:
*Curta nossa página e fique sabendo!
**Conheça os demais autores aqui!
Comentários